sábado, 9 de abril de 2011

Diario de Pernambuco. "12 mortos e 190 milhoes feridos". Mais verdadeira, impossivel.



"O que faz andar a estrada? É o sonho.
 Enquanto a gente sonhar a estrada permanecerá viva. "
 Mia Couto




Nunca vi acontecer algo semelhante no Rio! Que tragédia! Todos nos sentimos no lugar desses profs, Direção e alunos nesse momento.




A Educação não escapa da violência do ser humano! Estamos todos expostos a isso, em qualquer lugar, infelizmente.


Escolas estão abertas a todos: buscar documentos,visitas de ex-alunos, quem vêm falar com professores... Violência de e entre alunos acontecem... Mas isso?


Nada nem ninguém poderia evitar essa tragédia. A segurança não impede fatos como esse; apenas seres humanos melhores poderão evitá-la no futuro!


Meu princípio em sala é sempre o do respeito e o carinho com todos.


Busco hoje em meus alunos pessoas melhores para um futuro melhor.


Que Deus ilumine nossos caminhos, nossos corações e nos dê discernimento para ajudar e acolher os que de nós se aproximarem.


A solidariedade deve passar pela conscientização de nossas crianças de que a vida é o bem maior. Sempre. A paz deve nortear nossas ações.


Cada criança deve ouvir hoje o reforço de nossa intenção de sermos sempre melhores. Mais humanos.


Semeamos hoje o homem que queremos amanhã. Nem todas as sementes frutificam... Mas se não acreditarmos na semeadura teremos sempre solo infértil!


Ouço as crianças gritando felizes na aula de Educação Física. Ouço movimento no corredor. Ouço a vida que não pode ser interrompida de forma nenhuma. Pulsa e aprende em tempo integral!


Mas que dor é essa aqui dentro? Não quero mais ouvir, mas preciso falar. Quero minhas crianças embaixo da minha asa! 


É sonhando que realizaremos um futuro melhor! A realidade de hoje não nos dá esperanças. Mas é preciso continuar sonhando! É preciso viver!


Descobri ontem que medo dói. Quando os alunos do 2o.turno chegaram na quinta-feira, perguntaram se eu sabia o que tinha acontecido e ficavam em silêncio. Precisei falar.


Falei do que construímos. Falei do valor da vida. Da importância de enxergar no outro um espelho, e não fazer o que não gostaríamos que nos fizessem.


Disse que o que se faz e o que se diz tem pesos diferentes para quem fala ou faz, e para quem ouve ou é alvo de nossas ações. Cuidado sempre, com palavras e atitudes!


Procuro fazer meu melhor todos os dias. Cuido da minha fala e dos meus atos: a responsabilidade é grande!


Nosso dia não foi fácil... nada na vida é fácil... Mas as lutas e sofrimentos de hoje nos tornam mais fortes para as lutas de sempre!


Precisamos de muita força - para nós e para distribuir àqueles que de nós se aproximarem... Porque a vida é o bem maior, e deve continuar em paz!


Força, discernimento, paz; e que essas famílias tenham também muita ajuda de Deus neste momento.

Um comentário:

  1. Nada disso se aprende em uma Faculdade!
    Mas vamos superar.
    Beijos,
    Andréa

    ResponderExcluir